Um "Agente Tóxico" é uma substância quimicamente definida que provoca efeito lesivo, no caso a intoxicação.
David H Wells
Mas... o que de fato é a INTOXICAÇÃO?
David H Wells
Intoxicação é o desequilíbrio orgânico o casionado pela interação de um (ou mais) agente (s) tóxico (s) e o sistema biológico.
Essa intoxicação pode ser:
- intencional (suicídio, homicídio, farmacodependência a drogas de abuso, dopping);
- acidental (doméstico, ocupacional, farmacodependência a medicamentos).
A intoxicação pode ser classificada também de acordo com a duração da exposição: Curto prazo ou aguda (até 24h de exposição ou poucos dias; manifestação rápida; geralmente altas concentrações do agente tóxico), Médio prazo (quando a exposição se repete após dias, semanas...) e Longo prazo ou crônica (exposição por meses ou anos).
Quanto à intensidade de seus efeitos, pode ser: Leve (quando é reversível com o término na exposição); Moderada (as lesões podem ou não ser reversíveis, sem morte ou lesão grave permanente); Grave (a lesão é irreversível, pode levar a morte).
A TOXICOCINÉTICA inicia com a absorção e mostra o caminho percorrido pelo agente tóxico no organismo (absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e eliminação).
TOXICIDADE é uma medida relativa ou comparativa do dano causado por uma substância química sob condições específicas de exposição.
AGROTÓXICOS = produtos químicos usados na agricultura
David H Wells
David H Wells
É uma substância ou mistura de substâncias feitas para impedir a ação ou matar instetos (inseticidas), ácaros (acaricidas), moluscos (moluscocidas), roedores (rodenticidas), fungos (fungicidas), ervas (herbicidas), bactérias (antibióticos e bactericidas) aplicados em uma ou mais fases entre a produção, armazenamento, transporte, distribuição e transformação dos produtos agrícolas e seus derivados.
Podem ser incluídos nessa lista de agrotóxicos os desfolhantes, dessecantes, substâncias reguladoras do crescimento vegetal (fitorreguladores), fertilizantes sintéticos, hormônios e outros agentes fitorreguladores.
David H Wells
De acordo com a Agrow a Bayer CropScience liderou a indústria de agrotóxicos em vendas em 2007. A Syngenta foi a segunda, seguida pela BASF, Dow AgroSciences, Monsanto e DuPont.
O uso indiscriminado de agrotóxicos causa muitas vítimas fatais, além de abortos, fetos com malformação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano por causa da manipulação, inalação e consumo indireto de agrotóxicos nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
David H Wells
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso intenso de agrotóxicos levou a degradação dos recursos naturais irreversível em alguns casos, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Veja na íntegra a exposição de fotos de David H Wells em: http://www.davidhwells.com/docuCalPest/index.html
Bibliografia:
- Conceitos básicos em toxicologia, Ednilsa Dias - Farmacêutica, Bioquímica, Toxicologista;
- Wikpedia
ESTUDANTES E POPULAÇÃO EM GERAL: VENHAM DISCUTIR
SOBRE ESSE E OUTROS ASSUNTOS SUPER IMPORTANTES NO II ERA-SUDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário